13 Conselhos para Interessar a sua Audiência

13 Conselhos para Interessar a sua Audiência

Improve Your Next Presentation with These Simple Steps

Blake Roney

Um problema conhecido. Tem de dar uma apresentação a uma grande audiência e quer ter a certeza que consegue manter as pessoas interessadas desde o princípio até ao fim. Receia que as pessoas falem ou bocejem durante a sua apresentação - ou ainda pior: que ressonem.


Não se preocupe. Usando os seguintes conselhos e técnicas poderá tornar interessante até mesmo uma apresentação sobre a reforma do sistema fiscal.

 


1. Comece por apresentar um facto engraçado, interessante ou difícil: Uma boa história inicial poderá conseguir "agarrar" a sua audiência a partir do início.


2. Coloque questões interessantes: Uma boa forma de manter a atenção da audiência é colocando uma pergunta retórica provocadora - uma pergunta que não exige resposta mas que obriga a pensar. Se preferir, pode até pedir a um voluntário que responda.


3. Use técnicas de brainstorming: Peça à audiência que forneça ideias relevantes para a sua apresentação como, por exemplo, como resolver um problema. Apresente um caso à audiência e faça com que se sintam envolvidos procurando resolver o problema com soluções fora do comum. Desafie-os a encontrar uma alternativa.


4. Partilhe experiências pessoais: Uma das melhores formas de ensinar outros é através das suas próprias experiências. Partilhando uma experiência pessoal, ajudará a audiência a identificar-se consigo e ajudá-los-á a compreender o que está a tentar ensinar.


5. Mencione um acontecimento recente: Torne a sua apresentação atual, relacionando-a com um acontecimento recente. Também pode ser interessante destacar algo importante acerca do grupo em questão ou do local da sua apresentação.


6. Demonstre: Demonstre o que está a ensinar. Se está a ensinar uma técnica em particular, demonstre-a à audiência e peça um voluntário para tal. Poderá também sugerir que pratiquem a técnica na pessoa sentada ao lado deles. Se está a promover um produto, faça uma demonstração do produto com um membro da audiência.


7. Peça exemplos: Em vez de fornecer apenas exemplos seus, peça um voluntário que queira partilhar alguns exemplos ou experiências. É provável que alguém tenha um exemplo que demonstre o seu ponto de vista. Deixe que a audiência se ligue a si, incentivando a interação. Desta forma, será como se estivesse a falar com eles em vez de falar para eles.


8. Faça uso de encenações: As encenações são uma forma ideal de envolver e empenhar ativamente a sua audiência. Estabeleça uma encenação entre você e uma pessoa na audiência ou entre diferentes pessoas na audiência.


9. Imagens guiadas: Leve a sua audiência numa viagem imaginária e torne a viagem o mais vívida possível, descrevendo uma cena ou uma pessoa. Eles poderão viajar no tempo e no espaço, dependo do seu objetivo.


10. Agradecimento: Quando alguns membros do grupo participam na discussão, não se esqueça de agradecer as suas contribuições e de as utilizar. Isto encorajará outros a participar também.


11. Use imagens visuais: Mostre uma imagem visual atrativa ou forneça gráficos e tabelas para ajudar a sua audiência a aprender. Um curto vídeo pode também ajudar muito.


12. Conte uma história engraçada: Todos gostam de humor e fazendo uma observação ou contando um caso engraçado tornará a sua apresentação mais 'leve' e interessante.


13. Diga aos seus ouvintes porque é que se deveriam interessar: Assegure-se que explica como o produto ou nova técnica os irá ajudar na situação atual. Diga-lhes o que é importante para eles.


No final da apresentação, faça um resumo dos pontos mais importantes. Reitere o seu objetivo e argumentos e relembre a sua audiência dos pontos que devem recordar da sua apresentação. Nos seus comentários finais, poderá usar outro comentário que "agarrar" a audiência (tal como fez no início) ou incitar a audiência a agir ou a aceitar um desafio.


Divider